terça-feira, 26 de abril de 2011

Amor ou Posse?


Não confundas o amor com o delírio da posse, que acarreta os piores sofrimentos. Porque, contrariamente à opinião comum, o amor não faz sofrer. O instinto de propriedade, que é o contrário do amor, esse é que faz sofrer. (…) Eu sei assim reconhecer aquele que ama verdadeiramente: é que ele não pode ser prejudicado. O amor verdadeiro começa lá onde não se espera mais nada em troca.” (Antoine de Saint-Exupéry)
Porque o amor é puro. Você faz tudo sem querer nada em troca, você fica feliz ao ver a outra pessoa sorrir e se entristece ao notar que aquela pessoa chora. Você perdoa os crimes mais absurdos e nunca desampara. Você confia, você ouve, você aconselha, você aceita defeitos e admira as qualidades. Você ama, simplesmente, ama e faz o bem.
Já a paixão é o delírio da posse, é quando você deseja alguém e quer uma espécie de contrato. Quando você não pode nem pensar em soltar a outra pessoa. Quando muitas vezes você se sente doentio e ridículo. – Porque ver aquela pessoa feliz não bastará a você, você precisará dela Somente para você. E só dará o que puder receber. – Quando você se apaixonar, você perderá o chão. – E paixão, paixão não convence, não sustenta e nem completa. Você sempre sentirá falta de algo, o que normalmente causa insegurança, dor e traição. A paixão não é sincera, é doentia e desonesta, ela acaba com a gente, e apesar de nos fazer voar – o tombo sempre é maior do que suportamos.
Por isso são privilegiadas aquelas pessoas que sentem o amor, porque o amor é apenas um sentimento bom, que não causa infelicidade e não prejudica o próximo. É um sentimento que agradece até a perda, que agradece até a dor. Porque quando você ama, cada coisa ruim que você passa, você entende o que não deve fazer para não machucar quem ama. Porque quando você ama, você pode até machucar, mas nunca com a intenção de ver o amado sofrer.
Porque somente pessoas de bom coração podem amar realmente, podem olhar a pessoa amada e dizer: “Vá, viva e seja feliz.”. Pode soltar quem ama, pode ajudar quem ama, pode fazer bem a quem ama – e não só a quem você ama, quando você ama você aprende a fazer o bem sem olhar a quem, aprende que amar é a coisa mais pura, fiel e que causa extrema felicidade que existe. Quando você ama, você se sente bem.
E privilegiados também, sejam aqueles que são amados. Porque aos poucos, com tanto carinho e liberdade, eles entendem que o amor cura feridas e alimenta a alma de todos. Eles entendem a vida, e começam a dar valor as coisas simples, como o amor. Porque o amor não é tão complicado como a paixão, o amor é somente amar.

                      


O Profeta disse...

1 Corintios 13

1 Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e näo tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine.

2 E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e näo tivesse amor, nada seria.

3 E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e näo tivesse amor, nada disso me aproveitaria.

4 O amor é sofredor, é benigno; o amor näo é invejoso; o amor näo trata com leviandade, näo se ensoberbece.

5 Näo se porta com indecência, näo busca os seus interesses, näo se irrita, näo suspeita mal;

6 Näo folga com a injustiça, mas folga com a verdade;

7 Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.

8 O amor nunca falha; mas havendo profecias, seräo aniquiladas; havendo línguas, cessaräo; havendo ciência, desaparecerá;

9 Porque, em parte, conhecemos, e em parte profetizamos;

10 Mas, quando vier o que é perfeito, entäo o que o é em parte será aniquilado.

11 Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino.

12 Porque agora vemos por espelho em enigma, mas entäo veremos face a face; agora conheço em parte, mas entäo conhecerei como também sou conhecido.

13 Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor.

Jesus te ama!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário